quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

JORGE HATA | A LENDA DOS QUADRINHOS

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Semana passada precisei fazer uma viajem para Taubaté (SP) a trabalho. Não foi a primeira vez. Como tenho cliente lá, de quando em quando, dou uma passadinha rápida pela cidade, desenvolvo os trabalhos, e volto o mais rápido possível. Pois como estou a trabalho, cada hora minha por lá gera mais custos à empresa. Ou seja, nunca tive tempo para passear pela cidade, visitar seus pontos turísticos, nem ao menos de papear com os colegas de trabalho. Desta vez, resolvi que iria gastar um tempo com isso, nem que fosse em meu horário de almoço (que, para mim, é muito precioso).

Um dos colegas de trabalho é Naldo de Sá. Um dj, historiador de música, e de outras coisas nas horas vagas. Um cara muito gente boa que sabe muito sobre a cidade e, descobrindo que eu curtia quadrinhos, perguntou se eu queria conhecer uma "referência local de hq's". Rs.. "É lógico", eu respondi. No horário de almoço, andamos meia dúzia de quadras, e chegamos a uma igreja católica e, ao lado, o que seria um pequena capela, é o maior depósito de relíquias em quadrinhos que já vi! Um lugar minúsculo, mas lotado de valor.




Naldo me apresentou ao Jorge Hata e disse que eu era um colecionador de hq's. Rs.. foi um "erro". Jorge ficou empolgadíssimo comigo e foi me mostrando logo suas maiores raridades. Suas hq's mais antigas, como Little Nemo, Krazy Kat, Águia Negra, Badger, Akim, Gunsmoke, Campeões do Oeste e outros milhares de quadrinhos do velho oeste, que antigamente eram os mais populares (Tex é um dos poucos que sobreviveu aos anos). Enquanto ele me mostrava as relíquias, me impressionava as datas em que foram publicadas: 56, 68, 75... Eu fiquei meio constrangido pois nunca havia ao menos ouvido falar de tais personagens... rs.

Entre os antigos que conhecia, estavam Fantasma, Spirit, Flash Gordon, Mandrake, Tarzan, etc. Dos recentes - X-Men, Wolverine, Tio Patinhas, Conan, Turma da Mônica, etc. - ele tem tudo. Logo percebi que precisaria de mais que o horário de almoço para ficar ali.


Voltamos para a empresa, trabalhei todos os dias e noites restantes e, no último dia de trabalho (ontem) dediquei a manhã inteira para apreciar, pesquisar, aprender e, é claro, escolher e comprar o que queria. Confesso que a parte mais difícil nem foi pagar, foi escolher. Normalmente, quando vou a um sebo, já sei o que estou procurando e já tenho uma noção do que posso encontrar e levar de bônus. Ali, eu me perdi totalmente. Não sabia se completava o que faltava em minhas coleções, se gastava tudo com antiguidades que dificilmente acharia em outro lugar, se pedia para ele me adotar e eu herdava tudo... muitas dúvidas. Acabei fazendo um mix de tudo. Separei algumas relíquias, levei algumas hq's mais difíceis de encontrar de minhas coleções e, não pedi para ele me adotar, mas nos tornamos bons camaradas.



Jorge Hata é um sr. muito simpático. Ralmente o tipo de pessoa que vale a pena gastar um tempo dialogando. Muita experiência de vida, muita história para contar, em todos os sentidos. O que mais me chamou atenção nesta peça rara, foi que ele fez dos quadrinhos seu estilo de vida, e não apenas sua profissão. A maioria dos colecionadores antigos, os caras das antiguidades, são pessoas mais reservadas, meio intocáveis, só compartilham conhecimento com pessoas do "seu nível". Isso não só nas hq's, mas em qualquer ramo. Colecionadores aficionados normalmente colocam os objetos de sua coleção acima das próprias pessoas. Jorge Hata não só coleciona e vende suas hq's, mas compartilha seu conhecimento com TODAS as pessoas possíveis, no intúito de, em suas palavras, "fazer a diferença" para melhor. O que nos leva a perguntar: Como hq's iriam melhorar a vida de alguém? A resposta está em suas outras diversas atividades:

  • INTERLIGAÇÃO DAS HQ'S NO CAMPO DIDÁTICO - Neste projeto, Jorge dá aulas sobre hq's para crianças de escola pública. Nas aulas, ele ensina sobre a nobreza, educação, respeito e responsabilidade que os heróis tem com a sociedade, além de ensinar as crianças a construirem suas próprias hq's, com aulas de desenho e roteiro, incentivando a criatividade infantil e abrindo caminho para que gastem seu tempo com novas atividades, além da internet. No final do ano, ele premia as melhores hq's. As crianças nem devem curtir, né?
  • EXPOSIÇÕES EM ESCOLAS E ESPAÇOS CULTURAIS - Além de divulgar seu trabalho, Jorge usa estas exposições para divulgar seu projeto com as crianças, conseguindo apoio para realizá-lo.
  • SEMANA CULTURAL DAS HQ'S - Neste projeto, além da exposição de suas hq's, Jorge dá aulas, reúne outros colecionadores para palestrarem, promove debates e realiza concursos entre os visitantes, premiando-os no final. Este evento se tornou oficial na agenda do município. Pelo 3º ano, será realizado de 15 a 20 de abril, no Sítio do Pica-Pau Amarelo, no bairro Chácara do Visconde, Taubaté. Vale a pena comparecer.
  • ARTIGOS JORNALÍSTICOS - Jorge ainda consegue escrever artigos sobre quadrinhos e seus personagens para vários jornais locais: Diário de Taubaté, Vale Tremembé, Retratos do Vale Piqueti, Voz do Vale de Taubaté, Jornal SA, 8º Página e Jornal dos Aposentados. Mole?

Através de seus projetos, Jorge Hata é sempre convidado à participar de programas de rádio e TV, expondo suas idéias e a cultura dos quadrinhos.
Poisé, vc já deve ter percebido que o cara é realmente muito querido em sua região. Simplesmente porque, divulgando a cultura das hq's por onde passa, ele mostra que até com histórias surreais e desenhos cômicos, é possível ensinar algo de bom para o próximo. Repetindo suas palavras: "Faço tudo isso, porque o que importa, é fazermos a diferença."


Da esquerda para direita, Rubens Junior, Jorge Hata e Naldo de Sá.

Segue contato destas duas figuras aos interessados:

JORGE HATA - BANCA TÚNEL DO TEMPO
(12) 9108-0971
jorgehata1@yahoo.com.br
PRAÇA DA IMPRENSA - CENTRO - CEP 12010-090 - TAUBATÉ - SP
(Ao lado da Igreja do Rosário)


NALDO DE SÁ - DJ E HISTORIADOR DE MÚSICA

2 comentários:

  1. Jorge é antes de tudo um grande brasileiro parabens pela homenagem e pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza! Jorge é um tremendo exemplo! O admiro muito. Que bom que curtiu o blog Veloso, acompanhe-nos sempre!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...