segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

BATMAN | ADAPTAÇÃO OFICIAL DO FILME

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter




TÍTULO: BATMAN EM QUADRINHOS | ADAPTAÇÃO OFICIAL DO FILME
PUBLICAÇÃO: 1989
EDIÇÃO: ÚNICA
ROTEIRO E ARGUMENTO: DENNIS O'NEIL
ILUSTRAÇÃO: JERRY ORDWAY
ORIGEM: EUA
LICENCIADOR: DC COMICS
EDITORA: ABRIL
CATEGORIA: EDIÇÃO ESPECIAL
GÊNERO: SUPER-HERÓIS
PÁGINAS: 68
FORMATO: 17 X 26 CM
PRODUTO: COLORIDO/LOMBADA COM GRAMPOS

Para quem não sabe o que é uma Adaptação Oficial do Filme em HQ, esse é o ÚNICO exemplo perfeito que conheço para oferecer. Esta é a adaptação oficial do primeiro longa do Batman, de Tim Burton, lançada no Brasil em 1989.

O filme já é um clássico. A primeira adaptação de hq para cinema que não fez os fãs terem vontade de arrancar os próprios olhos. Pelo contrário. O filme ficou tão bom que conquistou até críticos de cinema e o público adulto da época.

Pela lógica, todas as adaptações deveriam seguir o mesmo roteiro do filme, o mesmo argumento, e a ilustração deveria ser um retrato dos atores e dos ângulos da câmera. Não é um trabalho que envolva muita criatividade ou inspiração. É basicamente um trabalho de produção, onde o máximo que poderiam variar é o estilo da ilustração (já que, mesmo sendo um retrato de imagens reais, cada ilustrador tem seu estilo). Porém, é até difícil comentar esta revista do Batman, pois ela só se tornou um clássico pois foi a única que seguiu esses critérios (até onde eu saiba).

Depois que eu adquiri esta revista (ganhei de um primo), sempre quando era lançado um filme de heróis das hq's, eu corria para banca para ver se também era lançada uma adaptação. Achei várias, todas um lixo!!! Mudavam o roteiro, o argumento, faziam em várias edições e, o pior de tudo, era notório que o ilustrador NEM TENTAVA fazer retrados do filme. Basicamente, estas adaptações pegavam apenas pontos chave do roteiro, e viajavam na idéia. Sinceramente, nunca comprei nenhuma! Esta revista do Batman é a única adaptação oficial de filme em hq que tenho, pois, na definição criteriosa do termo, é a única que já vi.

  • ROTEIRO E ARGUMENTO - Como já disse, não há como elogiar muito o roteiro, pois é uma cópia do filme, assim como o argumento (e é assim que tem que ser). Eles só precisam não inventar. O crédito no argumento de Dennis (Denny) O'Neil foi de não ter estragado a história nem os personagens. Parabéns!
  • ILUSTRAÇÃO - Já Jerry Ordway merece muito crédito neste trabalho. Ele não desenhou os atores iguais, ele os fez IDÊNTICOS. Mesmo nas cenas onde eles estão menores, o rosto e a proporção dos corpos identificam em detalhes quem é Michael Keaton (Batman), Jack Nicholson (Coringa), Kim Basinger (Vicki Vale). Até os personagens coadjuvantes tiveram seu retrato perfeito, como o jornalista panaca Robert Wuhi (Alexander Knox), Jack Palance (Carl Grissom), William Hootkins (Policial Eckhardt), etc. Fora isso, seu estilo de traço clássico e detalhado engrandeceram a obra. Essa ilustração surpreende qualquer um, mesmo quem não curte quadrinhos.

Para não assassinar todas as outras adaptações de filme por completo, a adaptação de Batman - O Retorno até tentou, mas não chegou lá. O ilustrador convidado Steve Erwin parecia tentar copiar mais a ilustração de Jerry Ordway do que as imagens do próprio filme. Fraco neste quesito, o trabalho perdeu muito a qualidade. Na minha opinião, só vale adquirir caso vc deseje a coleção completa das adaptações dos filmes do Batman, pois todos os seus filmes tem adaptações em hq. Como não curto esta adaptação, não merece a capa no meu post, mas segue abaixo o link para download. Mas para não gastar mais posts falando mal das outras adaptações dos filmes do Batman, segue os outros links também. Obs: Batman & Robin e Batman eternamente são tão ruins, que eu nem achei link para baixar, apenas para comprar:

DOWNLOADS

7 comentários:

  1. Cara, eu tive não só essa HQ como um álbum de figuras que foi lançado na época.

    E eu teria até hoje se em 1998 ao mudar de casa minha mãe não tivesse jogado fora.

    ResponderExcluir
  2. Malz.. minha mãe não jogava fora, mas meu irmão rasgava minhas revistas.. rs. Mas esta é fácil de conseguir em sebos por aí. Já vi achei bastante, até pelo mercado livre tem.

    ResponderExcluir
  3. Ainda possuo essa HQ. E como disse Rubens, eu tb corria até a banca para ver se também era lançada uma adaptação. Tb tenho as horrendas Batman Returns e Forever.

    Realmente 1989 foi o inicio da era Batman no tocante a quadrinhos. A era das edições de luxo.

    ResponderExcluir
  4. É verdá.. os anos 80 foi uma época excelente para música e quadrinhos. Muita coisa que hoje hoje dizemos que é fenômeno surgiu nessa época.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho esta revista em perfeitas condições!

    ResponderExcluir
  6. Minha história é curiosa:eu tive essa revista e tbm o álbum de figurinhas na época do lançamento eu tinha 9 ou 10 anos,daí eu os perdi,ñ me lembro como...daí em 1996,um primo meu achou essa revista numa banca,e aí eu pedi q ele comprasse uma p mim,e assim então tive ela novamente comigo.Dessa vez consegui mantê-la comigo como item de colecionador,junto com as de Batman Eternamente,e Batman e Robin,só me falta a do Batman o Retorno e gostaria de saber como e onde posso adquiri-la??Meu email p quem qser me contactar marcio.morrison@hotmail.com estou disposto à negociação!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcio!
      É mesmo sempre bom guardar estas revistas, principalmente quando tem uma história pessoal envolvida. Quanto a onde comprar, na coluna a esquerda do blog tem vários links de boas bancas e livrarias. Caso elas não tenham, elas mesmo indicam um sebo ou outro local onde encontrar o que vc procura ;-)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...